20 de mar. de 2009

APRESENTAÇÃO

Desde a fundação da Escola Superior de Agricultura, em 1912, até hoje, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem alcançado uma coleção de bons resultados devido aos investimentos em ações de ensino e pesquisa e à visão empreendedora da Instituição. Composta por cerca de 700 professores, 780 técnicos e 8 mil estudantes, a UFRPE desenvolve suas atividades voltadas para a busca intensa do conhecimento científico nas áreas de Ciências Agrárias, Humanas e Sociais, Biológicas, Exatas e da Terra, tanto para a evolução educacional e tecnológica do Estado quanto para atender a necessidades e anseios da sociedade.

O Memorial da UFRPE foi instituído como órgão da Universidade Federal Rural de Pernambuco pela resolução número 19/90 do CEPE e regulamentado pela resolução 83/90. Podemos dizer que esta estrutura surge e se estabelece a partir de uma percepção da instituição – de seus professores, técnicos e discentes – de que a trajetória da universidade, suas conquistas e seu papel junto a comunidade não poderiam ser relegados ao esquecimento. Antes, devem ser lembrados não apenas como motivos de orgulho, mas também como estímulo para o enfrentamento dos novos desafios a que as instituições de ensino superior do país são postas.

Em 2006 a casa onde residiu Professor Ivan Tavares, professor emérito da UFRPE, foi restaurada e adequada para abrigar o Memorial da UFRPE. Atualmente a Casa Ivan Tavares conta com salas de exposição, sala climatizada para a guarda dos documentos significativos da memória institucional, espaço para reserva técnica, espaços para a pesquisa e administração do memorial.

No momento atual – março de 2009 – este belo espaço e rico acervo encontram-se subutilizados. Este projeto pretende apontar as diretrizes para o funcionamento do Memorial da UFRPE junto ao espaço da Casa Ivan Tavares. Desejamos desta forma atualizar as ações do memorial e dar utilização plena aos recursos materiais já disponíveis na sua sede bem como buscar parcerias para novas iniciativas.

Regulamentado pela normativa do CEPE nº 83/90 o Memorial da UFRPE tem como objetivos:
Pesquisar, coletar, identificar, recuperar, catalogar, conservar e expor documentos e outros objetos ligados as diferentes fases da vida da Instituição, desde a criação de sua “Célula Mater” a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento.
Propiciar à comunidade universitária, aos estudiosos e à sociedade de um modo geral, um acervo de elementos balizadores das ações e serviços prestados pela instituição à educação local, regional e nacional, notadamente na esfera do conhecimento teórico-prático-científico, ligados ao setor primário da economia.
Expor documentos e peças significativas de seu acervo que testemunhem as diferentes fases evolutivas da UFRPE.

4 comentários:

  1. Sou suspeito de comentar pois participo deste grande projeto. Entretanto, acredito que a valorização da memória de uma instituição da grandeza da UFRPE é mais do que obrigaçao, é um ato virtuoso.


    Diego.

    ResponderExcluir
  2. Um grande projeto em prol da historia da ufrpe, desejo boa sorte a todos que estao desenvolvendo suas atividades e conhecimento e imortalizando um tempo historico dessa fundaçao.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricardo,

    Desejo sucesso e um bom trabalho a frente do Memorial UFRPE!!!!

    Moisés de Melo Santana

    ResponderExcluir
  4. Ricardo...
    Estou muito feliz de participar de uma equipe tão dedicada, com um coordenador tão organizado e muitoooo persistente.
    Não tenho dúvida que o memorial será um sucesso!!!
    Adorei o blog...

    ResponderExcluir