O curso é voltado aos técnicos-administrativos da UFRPE e tem como objetivo articular a história do ensino superior no Brasil aos diferentes momentos da história da UFRPE. Será debatido os projetos de modernização da sociedade, para os quais a universidade sempre foi um instrumento, como os impactos do globalização e da mercantilização do ensino. Isso sempre tendo a UFRPE como caso a ser observado.
Desejamos que o público reconheça tanto o processo histórico em que o ensino superior se construiu no Brasil, mas que também identifique as condições históricas que produziram nossa UFRPE.
Veja o programa do curso.
Cronograma: 
| 
semana | 
Atividade | 
Texto | 
| 
1 | 
Apresentação do curso | |
| 
2 | 
Cidadania no Brasil | 
PACHECO, De escravo a não-consumidor... | 
| 
3 | 
Função Social da Universidade | 
CHAUÍ, A universidade Pública... | 
| 
4 | 
História do Ensino Superior no Brasil | 
FÁVERO, A universidade no Brasil... | 
| 
5 | 
Ensino Superior no Brasil XXI | 
GOMES, Educação superior no Brasil contemporâneo... | 
| 
6 | 
Ensino Superior no Brasil XXI | 
LIMA, Políticas de educação superior... | 
| 
7 | 
Ensino Superior no Brasil XXI | 
LEMOS, Trabalho docente... | 
| 
8 | 
Avaliação | 
PACHECO, Ricardo de Aguiar . De escravo a não-consumidor: as representações sociais acerca da cidadania no Ocidente e o cidadão brasileiro. In: Isabel Bilhão. (Org.). Visões do Brasil: realidade e perspectivas. Caxias do Sul: EDUCS, 2003, v. , p. 47-62. Disponível em:
GOMES, Alfredo Macedo, MORAES, Karina Numes de. Educação superior no Brasil contemporâneo: transição para um sistema de massa. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 171-190, jan.-mar. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v33n118/v33n118a11.pdf
LEMOS, Denise. Trabalho docente nas universidades federais: tensões e contradições. Cad. CRH [online]. 2011, vol.24, n.spe1, pp. 105-120. ISSN 0103-4979. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccrh/v24nspe1/a08v24nspe1.pdf
LIMA, Paulo Gomes. Políticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras . Avaliação (Campinas)[online]. 2013, vol.18, n.1, pp. 85-105. ISSN 1414-4077. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n1/06.pdf
MAGALHAES, Elizete Aparecida de et al. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Rev. Adm. Pública [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 637-666. ISSN 0034-7612. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v44n3/05.pdf
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário